:::: MENU ::::

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Mais um artigo discutindo estratégia em VtES. Nesse artigo será abordado o deck Wall, e mais importante como proceder durante uma partida de Vampire pilotando um desses, como veremos, não é necessário bloquear todas as ações, é necessário saber o que bloquear. Então vamos ao texto!

Leia em voz Alta:

A única forma de um deck wall perder o GW é deixando a sua presa ganhar qualquer VP, ou deixar a mesa terminar por tempo.

Leia o parágrafo acima novamente. Eu sei que isso pode ser surpreendente :).

Um deck Wall tem o controle completo do GW. A única forma que ele pode falhar em pegar o GW é se:

- Deixar a sua presa ganhar 3VP;
- Deixar sua presa ganhar 2VP e mais alguém ganhar 1VP, deixando ainda a possibilidade de um empate para o Jogador Wall;
- Deixar sua presa ganhar 1VP e mais alguém ganhar 2VP.
- Deixar que o tempo acabe, garantindo a ninguém o GW.

Nenhuma dessas alternativas é uma opção aceitável quando estiver jogando um deck Wall. Dessa forma, um deck Wall deve ter dois focos principais: 

Primeiro, evitar a sua presa de ganhar 1VP usando qualquer meio necessário (mesmo se correr o risco de perder um vampiro) e segundo, garantir usando qualquer meio necessário que a mesa não termine por conta do fim do tempo.


O primeiro foco demanda o uso de Eagle's Sight ou Falcon's Eye, o que requer Auspex ou Spiritus no nível Superior. Nenhuma outra alternativa é boa o suficiente para essa tarefa. Até mesmo Eagle's Sight pode não ser suficiente contra determinados tipos de decks utilizados pela presa, mas ele é bom o suficiente contra a maioria.

Adicionalmente, também demanda que nenhuma ação que cause dano em sua Grandprey ou que ganhe pool para a sua presa seja bem-sucedida.

A sobrevivência de seus minions é secundária para o GW; Já que você sabe que você pode vencer sem fazer qualquer ação, você deve ser tão dasapegado quanto for necessário para evitar que sua presa ganhe qualquer VP, mesmo que seja necessário que você exploda um de seus minions no processo.

O segundo critério só pode ser satisfeito por cards como Smiling Jack, Fame, Shattering Gates, Dragonbound, Tension in the Ranks ou Antediluvian Awakening, sendo o Jack a melhor alternativa entre todas. CONTUDO, isso não significa que você deve defender todas as tentativas de remover o Jack da mesa, ao menos não no início.


Sua presa estará bem chateada, mas sua grandpresa será seu aliado. Desde que sua grandpresa não tem pressão, graças a você, ele pode se tornar o alvo dos outros jogadores muito facilmente, pois estará fazendo muito mais ações que você, e isso chamará a a tenção dos jogadores para ele, querendo ou não.

Quando chegar na situação de 3 jogadores, todos são um alvo válido de qualquer forma. Sua tarefa é evitar ser o alvo durante as etapas de 5 e de 4 jogadores.

Uma vez que você tomou a vida da sua presa de forma sádica a sua presa foi eliminada, vamos revisar nossa situação: Primeiro, nossa presa está morta, sem VP nenhum, e nós temos 1. A mesa definitivamente não vai acabar por tempo, por conta da bomba-relógio que é o Jack, capaz de detonar o pool e/ou minions de todos. E a mesa?

- Muito provavelmete nossa grandprey, não tendo pressão nenhuma durante todo o jogo, tenha matado nosso grandpredador e predador, ganhando 2VP. Entretanto, ele ainda tem que nos matar para ganhar o GW, e nós temos a vantagem sobre ele, desde que nosso deck, como todos os decks Wall, se tornam absurdamente fortes em situações 1x1.

- Nossa grandpresa é patética, e nosso grandpredador matou nosso predador, ganhando 1VP (ou nossa grandpresa matou nosso grandpredador mas ainda não terminou o serviço com o nosso predador, dá no mesmo). Apesar do nosso deck ser forte em um ambiente com 3 jogadores, as condições ainda não são ideais para nós forçarmos uma vitória. Nós queremos estar no 1x1. Nessa situação, podemos mudar de estratégia, passando a ignorar a presa e deixado-a matar  nosso predador rapidamente. Uma vez que nosso predador está morto, o placar estará 1-1-1, e estaremos na situação 1x1 que queremos tanto. Deverá ser fácil vencer a partir daí.

- A mesa inteira está caindo aos pedaços graças ao peso do Jack. Aguarde, defenda, ganhe pool, e veja qual das duas situações vai acontecer. Com o Jack na mesa, não demorará muito para que ALGUÉM tenha a morte final.

Se conseguir aplicar a estratégia acima, jogar cautelosamente e pacientemente, GG para você. ;)

Tradução deste artigo aqui.

Autor: Derek Ray

1 comentários: